Noticias Vale do Itajai

Você Informado Sempre!

Segurança

Em seis meses, Celular Seguro teve 60 mil aparelhos bloqueados

O Celular Seguro alcançou a marca de 60 mil bloqueios de aparelhos por perda, roubo ou furto, a partir de alertas de usuários. Isso, depois de seis meses do lançamento do programa pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Hoje, mais de dois milhões de pessoas estão registradas no Celular Seguro. O acesso ao programa é feito com o mesmo login da plataforma GOV.BR.

E os aparelhos podem ser registrados pelo site celularseguro.mj.gov.br ou pelo aplicativo da App Store, para iOS, ou da Play Store, para Android.  

O programa Celular Seguro permite não só o bloqueio dos aparelhos, mas também das linhas e dos aplicativos digitais, garantindo a segurança de informações sensíveis.

Pra isso, a vítima precisa acionar o botão de emergência a partir do site ou do celular de uma pessoa de confiança que foi previamente cadastrada no sistema.

Acionado o botão, os bancos e instituições financeiras fazem o bloqueio das contas. Segundo o Ministério da Justiça, esse é um processo é ágil, mas a reversão, não. Isso porque a pessoa terá que solicitar os acessos através do contato com a operadora, os bancos e outros. E cada empresa segue um rito diferente.

Segundo o Governo Federal, uma ferramenta de rastreamento e de recuperação de aparelhos, como já funciona no Piauí, está em análise pelo Ministério da Justiça.

Ela funciona assim: quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam em qual local e em qual aparelho a nova conta foi criada. Caso haja um registro de furto ou roubo, a pessoa que habilitou a nova linha é intimada, por WhatsApp, a comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação. Se a pessoa não tiver a nota fiscal, o telefone deverá ser entregue às autoridades, que vão encaminhar o aparelho para os verdadeiros donos.

Segundo a Secretaria de Segurança do Piauí, no primeiro trimestre deste ano, o crime de roubo de celulares recuou 44%, o de furto diminuiu 18% e a recuperação de aparelhos aumentou 139%.

O Ministério da Justiça disse que está discutindo com o Governo do Piauí questões técnicas para que essa nova ferramenta funcione em todo o país.

Segurança Programa permite também o bloqueio das linhas e aplicativos Brasília 01/07/2024 – 19:42 Bianca Paiva / Fran de Paula Oussama El Ghaouri – repórter da Rádio Nacional Celular Seguro bloqueio de aparelhos segunda-feira, 1 Julho, 2024 – 19:42 163:00

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *